sábado, 24 de novembro de 2012

Check list para revisão do texto científico


Existem algumas regras e dicas que podem deixar o texto científico correto e elegante. Pensando nisso e no trabalho que dá corrigir quase sempre os mesmos pontos, minha sugestão é que o aprendiz faça um check list ao final do texto antes de entregá-lo ao professor.
Nesse texto, não tratarei dos conteúdos abordados, mas da forma de escrever, considerando os problemas mais comuns que detectei nos textos lidos em minha prática docente.

ü  O texto está escrito na 3 pessoa do singular do presente do indicativo?
ü  O parágrafo contém um conjunto de orações organizadas, em sequência, com sentido e lógica?
ü  Ao mudar de assunto que interrompa o fluxo de informação, inicia-se outro paragrafo?
ü  O parágrafo contém mais de uma oração?
ü  A oração possui no máximo 3 linhas?
ü  A oração está na ordem direta (sujeito, verbo e complemento)?
ü  Há repetições numerosas de expressões e palavras que não sejam conceitos centrais, por exemplo, nesse sentido, nessa forma…?
ü  Há erros de concordância e crase?
ü  Palavras estrangeiras estão em itálico?
ü  Aparecem conceitos sem definição?
ü  Existem muitas palavras no gerúndio (experimentando, fazendo)?
ü  Há expressões exageradas do tipo nunca, sempre, jamais, todo mundo?
ü Há frases com adjetivos e advérbios excessivos, por exemplo, “prestigiosa escritora”, maravilhosamente, absolutamente?
ü Há termos que podem ser retirados como os pronomes  “seu” e “sua”, “todos”artigos indefinidos (um, uma)?
ü  O resumo está com o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular?
ü  As palavras-chave do resumo estão separadas por ponto?
ü  As citações não literais estão em caixa alta?
ü  As citações literais com mais de 3 linhas estão recuadas no texto e sem aspas?
ü  Nas citações literais constam o número de página do autor, ano e pagina?
ü  Antes do uso das sigla, há nome da instituição/termo por extenso, como orienta a ABNT?
ü  Trocou-se o apud pelo autor do texto original?

Essas dicas podem ajudar bastante na revisão textual. Vale ressaltar que a escrita depende da prática reflexiva. Escreva, leia, revise e releia novamente!

                                                                                Sucesso!!!

GASQUE, Kelley Cristine G. D. Check list para revisão do texto científico. Informar & Conhecer.

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