Existem algumas regras e dicas que podem deixar o texto científico correto e
elegante. Pensando nisso e no trabalho que dá corrigir quase sempre os mesmos pontos, minha sugestão é que o aprendiz faça um check list ao final do texto antes de entregá-lo ao professor.
Nesse texto, não tratarei dos conteúdos
abordados, mas da forma de escrever, considerando os problemas mais comuns que
detectei nos textos lidos em minha prática docente.
ü
O texto
está escrito na 3 pessoa do singular do presente do indicativo?
ü
O parágrafo
contém um conjunto de orações organizadas, em sequência, com sentido e lógica?
ü
Ao mudar de
assunto que interrompa o fluxo de informação, inicia-se outro paragrafo?
ü
O parágrafo
contém mais de uma oração?
ü
A oração possui no máximo 3 linhas?
ü
A oração está
na ordem direta (sujeito, verbo e complemento)?
ü
Há repetições
numerosas de expressões e palavras que não sejam conceitos centrais, por
exemplo, nesse sentido, nessa forma…?
ü
Há erros de concordância e crase?
ü
Palavras
estrangeiras estão em itálico?
ü
Aparecem
conceitos sem definição?
ü
Existem
muitas palavras no gerúndio (experimentando, fazendo)?
ü
Há
expressões exageradas do tipo nunca, sempre, jamais, todo mundo?
ü Há
frases com adjetivos e advérbios excessivos, por exemplo, “prestigiosa
escritora”, maravilhosamente, absolutamente?
ü Há termos que podem ser retirados como os
pronomes “seu” e “sua”, “todos”artigos indefinidos (um,
uma)?
ü
O
resumo está com o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular?
ü
As
palavras-chave do resumo estão separadas por ponto?
ü
As citações não literais estão em caixa alta?
ü
As citações literais com mais de 3 linhas estão
recuadas no texto e sem aspas?
ü
Nas citações literais constam o número de página
do autor, ano e pagina?
ü
Antes do uso das sigla, há nome da
instituição/termo por extenso, como orienta a ABNT?
ü
Trocou-se o apud
pelo autor do texto original?
Essas
dicas podem ajudar bastante na revisão textual. Vale ressaltar que a escrita
depende da prática reflexiva. Escreva, leia, revise e releia novamente!
Sucesso!!!
GASQUE, Kelley Cristine G. D. Check list para revisão do texto científico. Informar & Conhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário