segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bibliotecas escolares: informação + aprendizagem



 Ouvi uma reportagem da CBN, hoje dia 28/01/2013, sobre a questão das bibliotecas escolares e a implementação efetiva da legislação. A reportagem enfatizava a importância da biblioteca escolar para a alfabetização e estímulo à leitura. Com certeza, bibliotecas escolares são fundamentais para estimular a leitura, mas devem ir além disso, isto é, devem fomentar a pesquisa, propiciar a socialização e o contato com as diversas manifestações culturais, constituindo-se um espaço de aprendizagem, em consonância com a proposta pedagógica da escola. As visitas e projetos desenvolvidos em parceria com a biblioteca possibilitam o desenvolvimento de competências cruciais para buscar e usar a informação eficaz e eficientemente, processo denominado LETRAMENTO INFORMACIONAL.

Assim, uma biblioteca escolar não pode ser trocada por um tablet, como sugere um ouvinte do programa supracitado, justamente por ser muito mais do que espaço de armazenamento de livros e informações. Tradicionalmente, as bibliotecas são vistas como locais que possibilitam o acesso à informação, porém além disso, devem funcionar como 
 espaços multiusos, que propiciem contato com diversos tipos de informação, que estimulem a criatividade e a leitura, possibilitando novas descobertas e a transformação da informação em conhecimento.Essa é uma expressão chave: transformar informação em conhecimento!!! Isso significa que os processos de aprendizagem devem ser intencionais, planejados e mediados pelos bibliotecários e educadores. Nesse sentido, a equação é:
BIBLIOTECA ESCOLAR: INFRAESTRUTURA ADEQUADA DE INFORMAÇÃO + APRENDIZAGEM
Para que a biblioteca atue de forma inovadora e transformadora, é necessário investir em sua estrutura, mudar a concepção de ensino-aprendizagem para um modelo voltado para resolução de problemas, com currículo mais flexível e voltado para as necessidades dos aprendizes, bem como investir na formação do corpo docente, visto que o estimulo à leitura e à pesquisa requer professores leitores e pesquisadores.

A Finlândia, por exemplo, país com excelentes resultados no PISA, trabalha por projetos e conta com excelente rede de bibliotecas escolares e públicas para dar suporte ao processo de aprendizagem.
Precisamos de bibliotecas escolares com bibliotecários e escolas com uma nova concepção de ensino-aprendizagem.

LInk para a reportagem da CBN: http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/missao-aluno/2013/01/28/OBRIGACAO-DE-HAVER-BIBLIOTECAS-EM-ESCOLAS-ESTA-APENAS-NO-PAPEL.htm


3 comentários:

  1. O texto nos permite uma ótima reflexão sobre o trabalho que vem sendo realizado pelas bibliotecas e o quanto podemos melhorar.
    Certamente que a atuação dos bibliotecários é fundamental nesse processo, nesse avanço para o Letramento informacional.
    O que lamento é que na minha percepção, nem mesmo as funções básicas as bibliotecas públicas e em especial as escolares tem sido capazes de realizar.
    Seja por não haver uma efetiva proposta de atuação do poder público, seja pela carência de pessoal.
    Bibliotecários na Rede Pública é sabido por todos que praticamente não temos. Infelizmente.
    E os poucos professores que realmente gostam de atuar com livros e leitura não são estimulados a trabalhar em salas de leitura/ bibliotecas. Pelo contrário, precisam sair e ficar em sala de aula.
    Fico tão pesarosa e desiludida, pois este é o local que deveria ser o mais importante da escola, como um sol que irradia luz e energia. No entanto...
    Mas vamos em frente. Um dia talvez possamos vislumbrar mais ações efetivas nesta área.
    Profissionais como você me trazem alento e esperança de que uma hora as escolas públicas poderão contar com um serviço de bibliotecas parecido com o que vemos em diversos países verdadeiramente comprometidos com a educação.
    Força e sabedoria para todos os bibliotecários!
    Cordialmente,
    Profa. Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Prezada profa. Patricia, agradeço-lhe muito pelo comentário. Realmente, a situação das bibliotecas é precária, mas existem vários projetos e gente nova que deseja fazer a diferença. Esse é um passo importante. O outro é tentar mudar a cultura do ensino. O Uso da biblioteca se vincula com uma nova concepção de ensino-aprendizagem, em que aprender é resolver problemas, é analisar pontos de vistas diferentes, é saber encontrar e usar bem as informaçoes. Parece-me que muitas escolas estão percebendo isso. Quanto mais gente envolvida, melhor! Você pode dar contribuiçao importante se mostrar o caminho para os outros professores. Se tiver tempinho, por favor, leia esse material:
    http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/565
    e o meu livro de acesso gratuito: http://leunb.bce.unb.br/bitstream/handle/123456789/22/Letramento_Informacional.pdf?sequence=3
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Professora Kelley! Obrigada pelas orientações.
    Meu filho frequenta a biblioteca do Marista João Paulo II, onde estuda. Acho que é possível eu fazer uma visita pra conhecer de perto o funcionamento do CRA. Achei muito interessante!
    Queria pedir também um favor: é que não consegui inserir meu endereço de email pra receber as informações do seu blog. Será que é viável por aqui? O endereço é: patriciaresendeeduc@hotmail.com
    Ah, e o seu livro eu baixei e estou começando a leitura, pois mesmo com a correria nossa de cada dia, o assunto é inquietante.
    Obrigada pela atenção de sempre.
    Um abraço e bom final de semana.
    Patrícia.

    ResponderExcluir