sexta-feira, 14 de junho de 2013

Leitura dinâmica funciona?

Muitos textos e pouco tempo para ler! O que fazer???
 Especialistas em leitura dinâmica afirmam ser possível ler de 5 a 8 vezes mais rápido do que a leitura normal, com 80% de aproveitamento do conteúdo. Existem técnicas para leitura dinâmica. Uma delas é ensinar o leitor a não pronunciar as palavras no ato da leitura. A palavra passa a ser reconhecida por sua forma, como se fosse um desenho, e seu conteúdo é assimilado diretamente. Outra técnica é assimilar o conteúdo de blocos de palavras. Uma terceira técnica é reduzir a quantidade de pontos de fixação, ou paradas, em cada linha de texto. 

Cabe questionar se as técnicas funcionam. De acordo com artigo da folha de São Paulo,  neurocientistas concordam com a possibilidade de leitura mais rápida, mas  discordam sobre o aumento da capacidade de compreensão. Alguns neurologistas como Valeria Santoro, do Hospital das Clínicas de São Paulo, acreditam que a memorização não é adequada, por isso aplica-la como método de estudo é um erro. A  neurocientista Aniela França, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), argumenta que a vocalização mental  ajuda a aumentar a concentração e a entender melhor o conteúdo, mas ao ser eliminada da técnica de leitura dinâmica prejudica a organização das ideias.

Isso pode indicar que a leitura dinâmica pode funcionar melhor para obras de literatura e em menor grau para livros técnicos, em especial se o indivíduo não consegue memorizar o que lê. Por isso, é necessário técnicas que estimulam a concentração e a organização das informações recebidas para recupera-las posteriormente.

A retenção das informações lidas pode ser melhorada com  técnicas de anotação de algumas palavras ou códigos ao final de cada parágrafo.Para memorização de palavras, seqüências, compromissos pode ser usar técnicas de associação, por exemplo, de palavras para imagem. Vale usar imagens absurdas para facilitar a lembrança. 

A leitura dinâmica suscita discussões acaloradas, mas carece de mais pesquisas cientificas. Ao buscar sobre o assunto no google acadêmico, não foram encontradas pesquisas sobre o assunto. Então, a verdade é que somente o leitor pode avaliar se a técnica funciona ou não para ele, visto que as pessoas aprendem de formas diferentes. Para aqueles que querem tentar a técnica, as dicas das superinteressante (2008) são: 

1. Elimine os ruídos e treine com um texto conhecido.
2. Descubra a sua marca inicial. Cronometre um minuto no relógio e conte quantas palavras consegue ler nesse tempo. Leitor normal: 150 palavras por minuto; leitor dinâmico: 800 palavras.
3. Use os dedos para acompanhar a leitura. Não pronuncie o que lê e evite voltar sempre para a mesma linha do texto. Acelere e leia mais rápido. No começo é difícil compreender, mas o cérebro é forçado a absorver informações.
5. Visualize blocos de palavras. Com a aceleração, o pensamento muda e os olhos aprendem a focar em um único ponto da palavra. O texto começa a ser visto em unidades de pensamento. Para ler, passa-se das sílabas para as palavras e das palavras para as idéias centrais do texto.
6. Troque de leitura aos poucos, treinando com as mais simples. É possível ler Dom Casmurro, que tem mais de 65 mil palavras, em 80 minutos.



http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1032384-neurologistas-explicam-pros-e-contras-da-leitura-dinamica.shtml
(Fonte: Superinteressante, dez. 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário