domingo, 22 de setembro de 2013

Como fazer apresentação dos dados e análise dos resultados de pesquisa?


Nas minhas orientações, percebo que a apresentação dos dados e discussão dos resultados de pesquisa são fases que os estudantes possuem muitas dificuldades em realizar. Depois da coleta de dados, é necessário tratar os dados e analisá-los. O presente tópico pretende oferecer diretrizes para os referidos procedimentos.

Após a coleta de dados, o estudante deve tabular os dados. A tabulação pode ser feita à mão, mecânica ou eletronicamente. No caso de estudos mais amplos, com mais dados, recomenda-se o emprego de software para economizar tempo, recursos, esforços e diminuir as margens de erro.

Tabular os dados significa ler as respostas uma a uma, contá-las e organizá-las. Nas pesquisas quantitativas, no caso de questionários, basta contabilizar as respostas de cada alternativa. Nesse caso, o excel pode ser uma ótima opção para contagem dos dados, em especial com o uso das tabelas dinâmicas. As tabelas dinâmicas possibilitam cоmparação entre dados e encоntrаr nоvas infоrmações. Por exemplo, pode-se cruzar o gênero, faixa etária, faixa de renda com outras questões. Em pesquisas mais complexas é importante contar com a ajuda de um estatístico.

Como se faz uma tabulação simples? Para exemplificar, apresentam-se os resultados referentes à questão: Qual a sua faixa etária? 
Na parte superior da tabela, existem dois campos, quais sejam,  frequência e percentagem. O primeiro refere-se ao número de respostas contadas em cada alternativa. O segundo refere-se à fração por cento de qualquer coisa. Missing refere-se ao número de perguntas que não foram respondidas. No caso, a maior frequência ocorre com respondentes entre 20 e 29 anos, seguidos da faixa de 30 a 39 anos.

Freqüência
%
15 a 19 anos
34
12,3
20 a 29 anos
76
27,5
30 a 39 anos
62
22,5
40 a 49 anos
36
13,0
50 a 59 anos
48
17,4
acima de 60 anos
20
7,2
Total
276
100
Missing
1

Se tiver que realizar a tabulação de uma pergunta aberta ou de uma entrevista, é necessário padronizar as respostas por categorias antes da tabulação. Veja o exemplo a partir da pergunta:  O que é necessário investir em Brasília?
Respostas:

Aumentar as linhas de metro.                    
Mais ônibus em boas condições           Categoria: TRANSPORTE
Ônibus e metrôs.


Prender os bandidos.
Leis mais rígidas                                Categoria: SEGURANÇA
Policiamento


Depois de criar as categorias, basta identificar a frequência de cada uma, como mostra a tabela:



freqüência
%
Prisões
1
0,4
Pavimentação de ruas
10
3,6
Oportunidades de emprego
7
2,5
Energia elétrica
5
1,8
Pavimentação de ruas
5
1,8
Não sei
3
1,1
nada
8
2,9
Saude
62
22,4
Áreas verdes
11
4,0
Segurança
101
36,5
 Bibliotecas
16
5,8
Transito
17
6,1
Educação
31
11,2
Total
277
100,0


             Os resultados mostram que a maioria dos respondentes considera que segurança (36,5%) é uma questão importante em Brasília. Para 22,4% dos entrevistados, Brasília requer um sistema de saúde melhor. Outros 1,1 dos respondentes não  souberam responder à questão.

Os dados precisam ser classificados em subgrupos e reunidos para comprovar ou refutar as hipóteses de pesquisa. Para apresentação dos resultados, pode-se recorrer à tabelas, quadros ou gráficos. Quadros são informações textuais agrupadas em linhas e colunas, e tabelas são informações geralmente numéricas. Para inserir as ilustrações no trabalho, é importante verificar a norma ABNT NBR 10719:2011, Informação e documentação — Relatório técnico e/ou científico — Apresentação. As regras são:
1.      A identificação da ilustração deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Exemplo:
                                          Figura 56 -  Charge social publicada, em 1885, na revista Marumaru chimbum


                                          Fonte - Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses

2.     As tabelas devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Um ponto importante que vale destacar é que os graficos, tabelas e quadros DEVEM SER CITADOS no próprio texto. Veja um exemplo:
De acordo com 85% dos estudantes, as disciplinas obrigatórias de biblioteconomia não os capacitam para o ensino da leitura. Outros 15% afirmaram que  as disciplinas de Biblioteconomia capacitam profissionais para lidar com a leitura. O Gráfico 48 apresenta os resultados.

                     Gráfico 48 Disciplinas de biblioteconomia e formação do leitor

                                                        Fonte: Elaboração Própria

Além de apresentar os dados da pesquisa, é necessário discutir os resultados. Por exemplo, o que significa o fato de 85% da amostra responderem que não se sentem capacitados para lidar com as questões de ensino-aprendizagem de leitura? Outro exemplo: 70% dos estudantes do plano piloto estudam em escolas particulares. O que isso significa?

Cabe ao estudante/escritor elaborar uma explicação para os dados. Contudo, as explicações devem ser embasadas na literatura da área. É crucial que o autor confronte os resultados com os de outros pesquisadores. A interpretação busca dar significado as respostas encontradas, vinculando-as com dados da literatura  e os objetivos propostos na pesquisa.
           

 IMPORTANTE!!!
O pesquisador deve ultrapassar a mera descrição dos resultados obtidos, acrescentando algo novo ao que se conhece sobre o assunto.
     
                                Check list
·      Comece o tópico com breve informação sobre o que será tratado. Exemplo: “O presente capítulo trata da descrição dos dados e discussão dos resultados, coletados a partir da pesquisa documental e questionário” .
·     Iniciar a apresentação dos dados retomando a pergunta do instrumento de coleta de dados. Exemplo: A questão três trata da escolaridade dos leitores de quadrinhos…
·      A apresentação dos dados deve ser mostrada de questão em questão. Apresentam as perguntas, em seguida, as respostas mais significativas, isto é, aquelas que apresentaram maior número de respostas. É importante também destacar as que não receberam respostas. Depois, insere-se a ilustração (gráfico, quadro, tabela, etc).
·     Os gráficos, tabelas e quadros devem ser citados no texto.
·     Nas ilustrações e tabelas, deve-se colocar o título na parte superior, por exemplo: Gráfico 48 – Disciplinas de biblioteconomia e formação do leitor. A fonte deve constar na parte inferior. Se o gráfico for elaborado pelo estudante/autor, registrar: Fonte – elaboração própria.
·     A discussão dos dados pode ser realizada após a questão ou por blocos de questões. A discussão deve estar fundamentada na literatura e não no achismo.
·     Após apresentar um bloco de perguntas/respostas, deve-se resumir os principais pontos encontrados. Exemplo de resumo de perguntas para caracterização do perfil: O perfil do estudante de biblioteconomia é composto em sua maioria pelo gênero feminino, com idade entre 21 e 25 anos. Os estudantes moram no Distrito Federal, havendo poucos que moram no entorno. Com relação à renda familiar do estudante, o maior percentual situa-se na faixa acima de R$ 3.000,00. Em relação à educação básica, a maioria dos estudantes cursou instituições particulares.

      Espero que os procedimentos para apresentação dos dados e discussão dos resultados fiquem mais claros. Ressalto que esses são os procedimentos básicos, vale identificar outros materiais de metodologia de pesquisa.



17 comentários:

  1. precisando muito de ajuda no meu projeto.
    kennedy amorim_jk@hotmail.com

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  2. Você falou sobre a descrição, mas faltou sobre o apresentação. Tipo de gráficos para cada tipo de dado, sobrecarga de informação num mesmo gráfico. Mas é um bom começo.

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  3. Agora sim... vi uma explicação de uma doutora mesmo.

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  4. Parabens, boa explicacao"

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  5. Preciso da sua ajuda, não entendi muito.
    Tenho somente 10 dias para fazer a analise de dados e não sei usar o excel. Me ajuda por favor.
    Meu email: tamyres_aamorim@hotmail.com

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  6. Muito obrigada pela ajuda. Foi de grande importância para o desenvolvimento do meu trabalho. Bom ver professores comprometidos e preocupados com a boa apresentação de um trabalho. Estou tendo grandes dificuldades com meu orientador e dicas como a sua fazem toda a diferença.

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  7. Nossa eu estava quase ficando louca aqui, este polst me ajudou muito!

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  8. boa tarde, gostaria de saber qual a diferença entre apresentação e discussão de dados para resultados esperados? obrigado

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  9. Gostaria de saber algo sobre como analisar e apresentar dados de pesquisas em profundidade ( Entrevistas individuais e focus grups)

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  10. foi bom por ter acessado este site. me ajudou muito, tinha muitas dificuldades na analise e discussao de resultados. thanks

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  11. Nossa adorei este blog, me ajudou bastante na hora da tabulação de informações e como coloca-las em meu artigo de forma correta.

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  12. Agradeço. Foi de grande valia para mim

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  13. Deixou de forma clara e concisa parabéns !!!!

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