Nas minhas orientações,
percebo que a apresentação dos dados e discussão dos resultados de pesquisa são fases que os estudantes
possuem muitas dificuldades em realizar. Depois da coleta de dados, é
necessário tratar os dados e analisá-los. O presente tópico pretende oferecer
diretrizes para os referidos procedimentos.
Após a coleta de dados, o
estudante deve tabular os dados. A tabulação pode ser feita à mão,
mecânica ou eletronicamente. No caso de estudos mais amplos, com mais dados,
recomenda-se o emprego de software para economizar tempo, recursos, esforços e diminuir as margens de erro.
Tabular os dados significa ler as
respostas uma a uma, contá-las e organizá-las. Nas pesquisas quantitativas, no caso
de questionários, basta contabilizar as respostas de cada alternativa. Nesse
caso, o excel pode ser uma ótima opção para contagem dos dados, em especial com
o uso das tabelas dinâmicas. As tabelas dinâmicas possibilitam cоmparação entre dados e encоntrаr nоvas infоrmações. Por exemplo, pode-se
cruzar o gênero, faixa etária, faixa de renda com outras questões. Em pesquisas
mais complexas é importante contar com a ajuda de um estatístico.
Como
se faz uma tabulação simples? Para exemplificar, apresentam-se os resultados referentes
à questão: Qual a sua faixa etária?
Na parte superior da tabela, existem dois
campos, quais sejam, frequência e
percentagem. O primeiro refere-se ao número de respostas contadas em cada
alternativa. O segundo refere-se à fração por cento de qualquer coisa. Missing refere-se ao número de perguntas que não
foram respondidas. No caso, a maior frequência ocorre com respondentes entre 20
e 29 anos, seguidos da faixa de 30 a 39 anos.
Freqüência
|
%
|
|
15
a 19 anos
|
34
|
12,3
|
20
a 29 anos
|
76
|
27,5
|
30
a 39 anos
|
62
|
22,5
|
40
a 49 anos
|
36
|
13,0
|
50
a 59 anos
|
48
|
17,4
|
acima
de 60 anos
|
20
|
7,2
|
Total
|
276
|
100
|
Missing
|
1
|
Se tiver que
realizar a tabulação de uma pergunta aberta ou de uma entrevista, é necessário padronizar
as respostas por categorias antes da tabulação. Veja o exemplo a partir da
pergunta: O que é necessário investir em
Brasília?
Respostas:
Aumentar
as linhas de metro.
Mais
ônibus em boas condições Categoria: TRANSPORTE
Ônibus
e metrôs.
Prender
os bandidos.
Leis
mais rígidas Categoria: SEGURANÇA
Policiamento
Depois
de criar as categorias, basta identificar a frequência de cada uma, como mostra
a tabela:
freqüência
|
%
| |
Prisões
|
1
|
0,4
|
Pavimentação de ruas
|
10
|
3,6
|
Oportunidades de emprego
|
7
|
2,5
|
Energia elétrica
|
5
|
1,8
|
Pavimentação de ruas
|
5
|
1,8
|
Não sei
|
3
|
1,1
|
nada
|
8
|
2,9
|
Saude
|
62
|
22,4
|
Áreas verdes
|
11
|
4,0
|
Segurança
|
101
|
36,5
|
Bibliotecas
|
16
|
5,8
|
Transito
|
17
|
6,1
|
Educação
|
31
|
11,2
|
Total
|
277
|
100,0
|
Os resultados mostram
que a maioria dos respondentes considera que segurança (36,5%) é uma questão
importante em Brasília. Para 22,4% dos entrevistados, Brasília requer um
sistema de saúde melhor. Outros 1,1 dos respondentes não souberam responder à questão.
Os dados precisam
ser classificados em subgrupos e reunidos para comprovar ou refutar as hipóteses de
pesquisa. Para apresentação dos resultados,
pode-se recorrer à tabelas, quadros ou gráficos. Quadros são informações textuais
agrupadas em linhas e colunas, e tabelas são informações geralmente numéricas.
Para inserir as ilustrações no trabalho, é importante verificar a norma ABNT NBR
10719:2011, Informação e documentação —
Relatório técnico e/ou científico — Apresentação. As regras são:
1. A identificação da ilustração deve aparecer
na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema,
fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato,
figura, imagem, entre outros), seguida do número de ordem de ocorrência no
texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a
ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento
obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras
informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser
citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Exemplo:
Figura 56 - Charge social publicada, em 1885, na revista Marumaru chimbum
Fonte - Mangá:
o poder dos quadrinhos japoneses
2. As tabelas
devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do
trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE).
Um ponto importante que vale destacar é que os graficos, tabelas e
quadros DEVEM SER CITADOS no próprio texto. Veja um exemplo:
De acordo com 85% dos estudantes, as disciplinas obrigatórias de
biblioteconomia não os capacitam para o ensino da leitura. Outros 15% afirmaram
que as disciplinas de Biblioteconomia
capacitam profissionais para lidar com a leitura. O Gráfico 48 apresenta os resultados.
Gráfico 48 – Disciplinas
de biblioteconomia e formação do leitor
Fonte:
Elaboração Própria
Além de apresentar os dados
da pesquisa, é necessário discutir os resultados. Por exemplo, o que significa
o fato de 85% da amostra responderem que não se sentem capacitados para lidar
com as questões de ensino-aprendizagem de leitura? Outro exemplo: 70% dos
estudantes do plano piloto estudam em escolas particulares. O que isso
significa?
Cabe ao estudante/escritor
elaborar uma explicação para os dados. Contudo, as explicações devem ser
embasadas na literatura da área. É crucial que o autor confronte os resultados
com os de outros pesquisadores. A interpretação
busca dar significado as respostas encontradas, vinculando-as com dados da
literatura e os objetivos propostos na
pesquisa.
IMPORTANTE!!!
O pesquisador deve ultrapassar a
mera descrição dos resultados obtidos, acrescentando algo novo ao que se
conhece sobre o assunto.
Check list
·
Comece o tópico com breve
informação sobre o que será tratado. Exemplo: “O presente capítulo trata da
descrição dos dados e discussão dos resultados, coletados a partir da pesquisa
documental e questionário” .
· Iniciar a apresentação dos dados
retomando a pergunta do instrumento de coleta de dados. Exemplo: A questão três
trata da escolaridade dos leitores de quadrinhos…
· A
apresentação dos dados deve ser mostrada de questão em questão. Apresentam as
perguntas, em seguida, as respostas mais significativas, isto é, aquelas que
apresentaram maior número de respostas. É importante também destacar as que não
receberam respostas. Depois, insere-se a ilustração (gráfico, quadro, tabela,
etc).
· Os gráficos, tabelas e quadros
devem ser citados no texto.
· Nas ilustrações e tabelas, deve-se
colocar o título na parte superior, por exemplo: Gráfico 48 – Disciplinas de biblioteconomia e formação do leitor. A
fonte deve constar na parte inferior. Se o gráfico for elaborado pelo
estudante/autor, registrar: Fonte –
elaboração própria.
· A discussão dos dados pode ser
realizada após a questão ou por blocos de questões. A discussão deve estar
fundamentada na literatura e não no achismo.
· Após apresentar um bloco de
perguntas/respostas, deve-se resumir os principais pontos encontrados. Exemplo
de resumo de perguntas para caracterização do perfil: O perfil do estudante de biblioteconomia
é composto em sua maioria pelo gênero feminino, com idade entre 21 e 25 anos.
Os estudantes moram no Distrito Federal, havendo poucos que moram no entorno.
Com relação à renda familiar do estudante, o maior percentual situa-se na faixa
acima de R$ 3.000,00. Em relação à educação básica, a maioria dos estudantes
cursou instituições particulares.
Espero que os procedimentos para apresentação dos dados e discussão dos resultados fiquem mais claros. Ressalto que esses são os procedimentos básicos, vale identificar outros materiais de metodologia de pesquisa.
precisando muito de ajuda no meu projeto.
ResponderExcluirkennedy amorim_jk@hotmail.com
Você falou sobre a descrição, mas faltou sobre o apresentação. Tipo de gráficos para cada tipo de dado, sobrecarga de informação num mesmo gráfico. Mas é um bom começo.
ResponderExcluirAgora sim... vi uma explicação de uma doutora mesmo.
ResponderExcluirParabens, boa explicacao"
ResponderExcluirPreciso da sua ajuda, não entendi muito.
ResponderExcluirTenho somente 10 dias para fazer a analise de dados e não sei usar o excel. Me ajuda por favor.
Meu email: tamyres_aamorim@hotmail.com
Muito obrigada pela ajuda. Foi de grande importância para o desenvolvimento do meu trabalho. Bom ver professores comprometidos e preocupados com a boa apresentação de um trabalho. Estou tendo grandes dificuldades com meu orientador e dicas como a sua fazem toda a diferença.
ResponderExcluirNossa eu estava quase ficando louca aqui, este polst me ajudou muito!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirboa tarde, gostaria de saber qual a diferença entre apresentação e discussão de dados para resultados esperados? obrigado
ResponderExcluirGostaria de saber algo sobre como analisar e apresentar dados de pesquisas em profundidade ( Entrevistas individuais e focus grups)
ResponderExcluirMuito bom!!
ResponderExcluirfoi bom por ter acessado este site. me ajudou muito, tinha muitas dificuldades na analise e discussao de resultados. thanks
ResponderExcluirNossa adorei este blog, me ajudou bastante na hora da tabulação de informações e como coloca-las em meu artigo de forma correta.
ResponderExcluirAgradeço. Foi de grande valia para mim
ResponderExcluirDeixou de forma clara e concisa parabéns !!!!
ResponderExcluirmuito bom, obrigada!
ResponderExcluirGostei muito.
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